Dúvidas frequentes dos pais de recém nascidos

12/04/2016

1. Como posso saber qual vai ser a cor definitiva dos olhos? Se o recém-nascido é moreno e tem olhos castanhos, essa vai ser a cor definitiva, mas se o recém-nascido é clarinho e tem olhos azuis...pode mudar. Observe nos primeiros 6 meses. Se a cor vai escurecendo e perdendo o brilho, eles se tornarão castanhos (no máximo até o 1º aniversário), mas se eles continuarem azuis aos 6 meses de idade provavelmete vão permanecer claros.

2. Como proteger o meu bebê contra as assaduras? A cada troca de fralda use algodão umedecido com água morna para a higienização. O sabonete, mesmo sendo neutro, e lenços umedecidos retiram a camada de proteção da pele, propiciando a assadura. Aplique pomadas de prevenção de assadura após a higienização. Seu pediatra poderá indicar a pomada mais adequada para o seu bebê.

3. Meu recém-nascido parece estar com ‘cravinhos”; isso é possível? Sim. É o que chama “milium”. Aparecem na ponta do nariz e no queixo e são causados pela secreção de sebo por glândulas da pele. Desaparecem em 2 ou 3 semanas.

4. As mamas do bebê estão inchadas e às vezes até sai um pouco de leite. Devo apertar? Nunca. Isso é devido a hormônios que passam da mãe para o recém-nascido e desaparece em 1 semana. Se você tentar apertar pode infeccionar e formar um abscesso.

5. O cordão umbilical caiu e ficou uma bolinha dura no umbigo... O que é? É o granuloma umbilical. Seu pediatra pode orientá-la sobre o que deve ser feito. Às vezes, após a queda do cordão umbilical, ocorrem pequenos sangramentos que mancham as fraldas. Nada a temer.

6. O meu recém-nascido está espirrando, isso é resfriado? Não. É um reflexo normal tal como são normais os soluços e um pouco de regurgitação.

7. Quando devo levar o recém-nascido ao pediatra? Dentro de 1 semana após a saída da maternidade. O pediatra fará o exame geral, verificará os reflexos, vai conferir a pega da mama, o crescimento e o ganho de peso. Em caso de dúvida, especialmente em relação à amamentação, retornos em curto prazo (3 a 5 ou 7 dias) são necessários no primeiro mês de vida.

8. Febre é perigoso no recém-nascido (0 a 28 dias de vida)? Sim, febre é um sinal de alarme porque pode expressar doenças graves incluindo meningite, infecção urinária ou pneumonia. Leve de imediato ao pediatra.

9. O recém-nascido enxerga? Sim, ele consegue focalizar um ponto no centro de seu campo de visão, situado a 20 a 45cm na frente dele. É a posição em que ele enxerga o rosto da mãe enquanto mama o peito. Estimule a visão com móbiles e com cores fortemente contrastadas (vermelho, verde, amarelo). Um leve estrabismo (cruzamento dos olhos) ocasional é normal. Com 1 mês, o bebê começa a acompanhar com a cabeça os movimentos dos objetos.

10. O recém-nascido escuta? Sim. Durante o primeiro mês o bebê presta atenção especialmente quando se fala naquele tom de “voz para bebê”. Ruídos fortes não fazem bem e devem ser evitados. Música suave é útil, bem como brinquedos que fazem sons suaves.

Fonte: Clínica Infantil Reibscheid (modificado)

Veja também

Como é realizada a espirometria?

Como é realizada a espirometria?

02/04/2019 - A espirometria, também conhecida como teste de sopro, é um exame que mede a função pulmonar. É um exame ...

Que tipo de exame é feito para descobrir a causa da rinite?

Que tipo de exame é feito para descobrir a causa da rinite?

03/05/2019 - O diagnóstico da rinite alérgica é feito baseado nos sintomas do paciente, no histórico familiar, aliados aos achados do exame f&iac...

O que é dermatite de contato?

O que é dermatite de contato?

24/09/2018 - A dermatite de contato é uma reação inflamatória na pele decorrente da exposição a alguns agentes que podem causar irr...

O cloro de piscinas faz mal para crianças alérgicas?

O cloro de piscinas faz mal para crianças alérgicas?

06/09/2017 -   Para pacientes com alergia respiratória, a natação pode ser benéfica quando praticada em piscinas que utilizam método...